segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dissertação sobre Criatividade

Alguns defendem uma concepção de que é próprio do ser humano ser criativo. Muitas vezes, porém, as pessoas afirmam que não são criativas. O motivo para isso é que ainda não compreenderam os mecanismos que nos levam a exercer nossa criatividade. Quando alguém afirma não ser criativo, na verdade, o que lhe falta é estímulo ou até mesmo condições propícias para se manifestar.

A forma de se estimular a criatividade das pessoas depende de muitos fatores, além disso, algumas são mais receptíveis aos estímulos do que outras. Portanto, é necessário motivação e auxílio para que cada um possa desenvolver um "olhar" investigativo apurado quanto a novas possibilidades.

Entretanto, o fator que leva as pessoas a se tornarem mais criativas reside justamente na incapacidade e na falta de talento. Afinal, quem não é capaz de imitar, de utilizar ou possuir algo, terá, em algum momento que criar algo. Aquele que não possui habilidade em determinada área, terá que lançar mão da criatividade para suprir essa falta, quer seja inovando ou buscando os meios necessários. Da mesma forma, quem não tem talento, é justamente aquele que poderá criar novas ideias e situações inusitadas capazes de suprir sua falta de talento.

Portanto, ser criativo não é requisito de gênio. Muito pelo contrário, ser criativo é recurso usado para suprir carências. Ser criativo, antes de ser uma condição humana é uma reação humana que tem a sua expressão a partir das necessidades ou do desejo ardente de interferir.

Kelly Vyanna.

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

0 comentários

Postar um comentário

Obrigada por participar do kellyliteratura! Em breve seu comentário será postado.