quinta-feira, 14 de julho de 2011

Resumo e Crítica de Cem Noites Tapuias (Ofélia e Narbal Fontes)


CEM NOITES TAPUIAS
Ofélia e Narbal Fontes

 Editora: Ática
 Ano: 1986 / Páginas: 109

Resumo:
Quincas Venâncio é um garimpeiro que vive com o filho Quinquim numa tapera. A mãe do menino morreu e, por sentir sua falta, a criança sempre acorda chorando. O garimpeiro é obrigado a levar o filho consigo para o trabalho todos os dias. Um dia, porém o menino amanhece indisposto e o pai se vê obrigado a deixá-lo em casa sozinho. No garimpo, acontece um fato feliz: Quincas Venâncio encontra um grande diamante, mas naquele mesmo dia seu filho é raptado por índios da tribo Xavante. Além da criança, os índios levam uma professora bugra, conhecida por Joana Borora. Joana consegue evitar que seus alunos sejam raptados, entregando-se aos índios para salvá-los. Os homens da Vila de Poxoreu tomam conhecimento do rapto e partem para resgatá-la. Quincas Venâncio acompanha-os na esperança de que seu filho tenha tido o mesmo destino da professora e também possa ser resgatado. Na aldeia, Joana e Quinquim interagem com os índios e, durante as cem noites em que esperam pelo resgate, Joana conforta o menino contando-lhe a história de Carumbé, um jabuti que sai de casa em busca do fim do mundo. Os índios armam uma emboscada para os brancos, porém Joana Borora consegue mandar-lhes uma mensagem escrita numa porunga lançada ao rio. Graças a isso, os homens conseguem despistar os índios, chegam à tribo por direção oposta à prevista pelos Xavantes e, encontrando somente mulheres e crianças desprovidas de armamento, resgatam o menino e a professora, retornando em paz. Ao final, Quincas Venâncio e Joanna Borora decidem se casar, para alegria de Quinquim que durante as cem noites vividas na aldeia indígena, aprendera a amar a professora como uma verdadeira mãe.

Crítica:
Livro da série Vagalume, que traz uma história emocionante. Como um bombom com recheio, há uma história dentro da história, ou seja, o relato das aventuras do jabuti Carumbé em busca do fim do mundo. A trama é bem construída, envolvendo o leitor como se ele pudesse participar da vida dos personagens simples da vila de Poxoreu, do dia a dia na tribo dos Xavantes ... Como em Mil e uma Noites, aqui também o leitor fica na expectativa de mais uma aventura a cada anoitecer com Carumbé e a cada amanhecer com Quinquim e Joana Borora junto aos índios da tribo Xavante. Além disso, o leitor fica na torcida pelo resgate do menino Quinquim e da professora. Com sabedoria, um confronto entre brancos e índios, que poderia ser trágico, é evitado no final, presenteando o leitor com um doce final feliz.

18 comentários

Anônimo

O livro parece muito bom. Deve ser ótimo ficar lendo para as crianças e ver suas carinhas imaginando as aventuras.

Anônimo

muito bom esse livro parece ser ótimo

Ketlen Souza 19 de agosto de 2014 às 10:48

Lindo muito emocionante

Anônimo

Já li esse livro ele é muito legal , adorei !!!

Unknown 20 de junho de 2015 às 14:54

Li na escola excelente livro, eu tinha uns 13 anos hoje trnho 25 e lembro de tudo!

Unknown 20 de outubro de 2015 às 14:20

Muito bom esse livro, eu o li quando tinha 09 anos, hoje tenho 5x a idade acima,porém confesso foi a melhor história lida na infância li outras boas é claro, mas o "Cem Noites Tapuias" foi a melhor.

rondtkd 28 de outubro de 2015 às 22:11

Estonia com 47 Anos li esse livro qua do tinha 10 Anos Muita bom

Maria Fernanda Barbosa 17 de novembro de 2015 às 23:04

ja li esse livro em 1989 muito e emocionante me lembro ate hoje recomendo .

Unknown 5 de março de 2016 às 17:03

Conheceu? Viu quem é? Pois sou eu o carumbe.. Saudades da minha infância..quinquim, Joana borra, quincas Venâncio...

Unknown 5 de março de 2016 às 17:06

Conheceu? Viu quem é? Pois sou eu o carumbe.. Saudades da minha infância..quinquim, Joana borora , quincas Venâncio...

Anônimo

Li este livro aos 9, 10 anos, não sei ao certo.
Tenho 51, lembro-me dessa leitura coMo se fosse hj.
Leitura maravilhosa, recomendo aos pais comprarem para os filhos.

Excelente série.

Natalie 17 de maio de 2016 às 10:04

Tenho 13 anos e gostei muito desse livro aconcelho comprar para crianças lerem da serie vagalume

Brunex92 1 de junho de 2016 às 17:54

Meu pai leu quando tinha 10 anos. Disse que adorou.

Unknown 28 de agosto de 2016 às 21:46

Também tive a felicidade de ler e "viver"esse livro. João Paulo

henrique 29 de dezembro de 2016 às 23:04

Sempre lembro dessa história. Li este livro aos 7 anos. Hoje com 45 nunca esqueci. Muito bom!

Unknown 7 de março de 2017 às 03:47

Lembro me como se fosse hoje que li este livro, mas já se passaram 36 anos, em 1981 e hoje estou com 48 anos.Sem dúvida alguma eu poderia ler de novo este livro e viajar nas aventuras.

Unknown 7 de agosto de 2017 às 08:20

Li esse livro em 1987, tínhamos prova do livro...despertou a leitura que até hoje faz parte da minha vida.

henrique 15 de março de 2018 às 08:16

Lembro do meu tempo de criança. Minha mãe lia e ficávamos atento a cada passo. Livro show! Maravilhoso! Marcante!

Postar um comentário

Obrigada por participar do kellyliteratura! Em breve seu comentário será postado.